USO DE BIOESTIMULANTES NA SOJA

O uso de Bioestimulantes na soja tem sido amplamente estudado em diferentes estágios, buscando melhorar a fisiologia da planta ou aumentar a produtividade.
Eles podem ser utilizados via semente de soja, pouco antes da semeadura, bem como aplicado via foliar. A quantidade de produto a ser utilizado depende de qual bioestimulante foi adquirido, a indicação está contida na bula.

👉Via semente:
Estimula a germinação e a emergência de maneira mais uniforme, favorecendo principalmente o crescimento radicular, assim as plantas conseguem aproveitar melhor a água e os nutrientes no perfil do solo, otimizando o crescimento e refletindo na produtividade, além de suportarem por mais tempo o veranico devido a raiz mais longa.

👉Via Foliar:
Favorece o desenvolvimento radicular, além de incrementar o número de grãos e produção por planta.
A influência do bioestimulante está relacionado a manutenção do equilíbrio hormonal, o que reflete em uma planta com balanço nutricional adquirido, fornecendo o aumento de produtividade.
Por contribuir na maior tolerância ao estresse hídrico e no sistema de autodefesa, as plantas conseguem fornecer mais energia para a produção de grãos.
Os resultados da influência dos bioestimulantes em soja, tem sido mais expressivos em situações de estresse, quando ocorre veranico, altas temperatudas, incidência de pragas e doenças.