• Seg-Sex:08:00–12:00, 13:30–17:50 /Sab:08:00–11:00
  • COLHEITA DA SOJA: REGULAGENS E UMIDADE DE GRÃOS

    colheita

    É recomendável a colheita da soja quando as sementes atingem umidade compatível com a trilha mecânica, ao redor de 13% a 15%, que é uma faixa de umidade relativamente segura para minimizar injúrias mecânicas aos grãos pela colhedora. Os danos aumentam quando o teor de água é superior a 18% ou inferior a 13%.


    Quando se fala em regulagem das máquinas para colheita, estudos apontam uma perda média estimada em 2 sacos de soja por hectare, o que já foi maior. Multiplicando-se essas perdas pela quantidade de áreas plantadas e pelo valor da saca da oleaginosa, vemos o quanto deixamos de arrecadar.


    Cerca de 80% das perdas na colheita estão relacionadas à falta de ajustes nos mecanismos da plataforma de corte das colhedoras e à velocidade excessiva de deslocamento das mesmas. A velocidade ideal varia em função da condição da lavoura de soja e, em geral, situa-se entre 4,0 e 6,5 km/h.


    Precisa de auxílio? Conte com nossos especialistas!

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published.

    You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *